Minha unidade precisa de uma atualização de firmware?

Minha unidade precisa de uma atualização de firmware?





A resposta simples é:  atualizações de firmware não são necessárias para a maioria dos usuários. 
Vários milhares de unidades são comercializadas com uma determinada versão do firmware instalada.  

Milhares de unidades têm a mesma versão de firmware quando são vendidas. 
Unidades externas SATA e ATA que são usadas em PCs e para armazenamento pessoal passam por testes extensivos antes de sair da fábrica e, portanto, não são projetadas para atualizações de firmware quando em uso.  

Atualizações de firmware

Executar uma atualização de firmware pode apresentar altos riscos, mesmo nas situações mais ideais. Por exemplo, uma queda de energia durante uma atualização de firmware tem alta possibilidade de destruir a unidade. Unidades externas Serial ATA e ATA não foram projetadas para atualizações de firmware quando em uso por usuários finais.

Com frequência, problemas de sistema ou de driver de dispositivo (veja aqui para mais informações sobre drivers) causam sintomas que são incorretamente chamados de "problemas de firmware".   

O que é firmware?

Firmware é definido como um programa de computador que é embutido em código na unidade de disco rígido e contém sua programação básica de armazenamento operacional. Outra maneira de explicar é que o firmware é um intermediário de software que permite que o hardware se comunique com o software (isto é, sistemas operacionais Windows etc). Para uma unidade de disco rígido, firmware é um programa que governa o comportamento e as configurações de fábrica e até mesmo a identidade dessa unidade. Qualquer unidade que vem de fábrica e está sendo usada em um computador ou servidor tem firmware instalado de fábrica.

Qual a relação entre o firmware e os drivers?

Os drivers indicam ao sistema operacional como se comportar. O firmware indica à unidade como se comportar. A Seagate não fornece drivers para a maioria dos produtos em sistemas operacionais Windows ou MacOS modernos - os drivers devem vir da Microsoft, da Apple ou com a placa-mãe.

Por que não colocar atualizações de firmware online com links públicos?

Há quatro razões principais:

  1. O suporte para atualizações de firmware em uso envolve ferramentas robustas e compatíveis, compatibilidade com versões anteriores e segurança de dados. Esses recursos estão presentes em unidades de disco Empresariais de classe SAS, Fibre Channel e interface SAS.  

    Unidades de desktop e Mobile SATA e PATA não foram projetadas para atualizações de firmware em uso, na maioria dos casos. Com frequência, o que parece ser uma nova versão de firmware, devido ao número, pode na verdade ser incompatível com versões anteriores. Se firmware incompatível for copiado para uma versão anterior do mesmo modelo, o resultado será perda de dados ou dano à unidade. A execução de uma atualização de firmware pode apresentar riscos mesmo em situações ideais. Por exemplo, uma queda de energia durante uma atualização de firmware tem alta possibilidade de danificar a unidade. É por isso que a Seagate usa um processo de troca de garantia, se necessário, para atualizar firmware de unidades SATA e PATA. 
  2. Na maioria dos casos, quando uma unidade de disco rígido parece não estar funcionando corretamente, o problema é com o sistema operacional (isto é, Windows) ou com um programa de software. É fácil culpar o firmware quando uma unidade não executa conforme esperado, quando sua instalação não procede como esperado ou em várias outras situações, ou mesmo quando um diagnóstico de unidade reporta setores defeituosos. Para proteger o usuário, a Seagate restringe o acesso a atualizações de firmware. 
  3. Algumas unidades que ainda têm o nome da Seagate na etiqueta mas são de propriedade de um Fabricante Original do Equipamento (OEM, Original Equipment Manufacturer) (como Dell ou Hewlett-Packard [HP]) poderão apresentar firmware exclusivo. Os OEMs compram grandes quantidades de unidades sem sistema operacional da Seagate, colocam seu próprio firmware nelas e as vendem como parte de um equipamento maior, como um servidor ou computador pessoal ou notebook. Geralmente os OEMs carregam firmware especializado para poder integrar melhorias de desempenho específicas a seu produto.

    No entanto, algumas vezes esses servidores ou computadores são desmontados e as unidades acabam sendo vendidas separadamente por um revendedor de tecnologia de terceiros ou mesmo no eBay, e como elas indicam "Seagate" na etiqueta, e até têm o mesmo número de modelo (o número "ST") das unidades padrão vendidas em uma loja, pode ser fácil confundir as duas coisas. O firmware especializado em algumas dessas unidades às vezes funciona fora do equipamento original, mas às vezes não. Em muitos casos, executar uma atualização de firmware com firmware "padrão" poderá violar acordos legais da Seagate com o OEM, anulando a garantia do OEM e da Seagate, e tem alta possibilidade de destruir a unidade do OEM.
  4. Raramente uma atualização de firmware melhora o desempenho da unidade. A maioria das atualizações de firmware são indicadas para solucionar problemas de tempo, para sincronizar com o tempo das linhas de comunicação dos sistemas.


Resumindo, sempre é melhor buscar outras opções para solucionar problemas com a unidade de disco rígido e com seu sistema antes de culpar o firmware. Se você acha que uma unidade pode estar com defeito, teste-a usando SeaTools, verifique nossos solucionadores de problemas online e/ou entre em contato com o Suporte técnico da Seagate.

Se você chegou à Seagate através de um fornecedor diferente que indicou a necessidade de uma atualização de firmware, entre em contato com o Suporte técnico da Seagate para obter confirmação e mais informações.

 

Se as instruções de instalação da atualização de não forem seguidas corretamente, a atualização de poderá causar a destruição de dados e/ou deixar o seu disco rígido inoperante. Como a Seagate não oferece garantia para os dados no disco, além de fazer backups regulares, você deve fazer backup dos seus dados em um local/mídia seguro separado antes de atualizar o firmware do disco.





Subscrever

Idioma


Essas informações foram úteis?


Todos os comentários são bem-vindos.



Loading...