Visão geral do cabeamento

Visão geral do cabeamento





Clique em uma das categorias a seguir para ir para a seção relevante e ver os gráficos de ilustração.
Consulte também este artigo acompanhante aqui.
Consulte ID do documento: 214431 para o cabeamento sobre unidades FreeAgent GoFlex

Unidades externas Unidades internas Unidades de rede
USB 2.0 Serial ATA (SATA) Ethernet
USB 3.0 (Parallel) ATA (PATA) 
FireWire 400   
FireWire 800   
eSATA   
eSATA formatada   
Thunderbolt   

 

Unidades externas

USB 2.0

USB é o tipo de conexão mais comum para dispositivos externos, sejam eles unidades de disco rígido externas, unidades thumb, unidades flash, impressoras, câmeras ou outros dispositivos. Ela é extremamente fácil de usar. Com o computador ligado ou desligado, simplesmente conecte o cabo ao dispositivo e ele deverá estar pronto para o uso em menos de 30 segundos (dependendo da velocidade do computador). 

(Clique para expandir)
Imagem
O cabo USB tem duas extremidades: uma se conecta à unidade e a outra ao computador.  Veja, nesta imagem, o conector 'A', que se conecta à porta retangular correspondente em seu computador. Algumas vezes, essas portas estão localizadas na frente e atrás do computador. Geralmente é possível conectar a unidade a qualquer uma dessas portas, mas se ocorrerem problemas, recomenda-se usar a porta na parte traseira.  

Imagem
O símbolo de USB geralmente está indicado ao lado das portas no computador.

(Clique para expandir)
Imagem
A maioria dos cabos USB que vêm com as unidades Seagate e Maxtor se parece com este. Observe que o tamanho da conexão para o conector na unidade é menor do que uma porta USB em uma impressora, por exemplo, mas muitas câmeras digitais usam o mesmo tamanho de conexão.

Certas unidades Seagate e Maxtor são alimentadas apenas por USB, então não possuem um cabo separado. Geralmente elas recebem energia suficiente pela conexão USB, embora, algumas vezes, será necessário conectar ambos os cabos, ou conectar um cabo a um hub USB. Essas unidades são indicadas nos links a seguir, com uma imagem de seus cabos.

(Clique para expandir)
Imagem
Seagate FreeAgentGo

(Clique para expandir)
Imagem
Maxtor OneTouch 4 mini e OneTouch III mini

(Clique para expandir)
Imagem
Seagate Portable Drive

Observação:  geralmente, quando uma unidade externa é conectada a um computador Windows através de USB, a janela Reprodução Automática é aberta. Isso indica que tudo está funcionando corretamente.


USB 3.0

O USB 3.0 é a próxima geração de USB. Em computadores onde todos os dispositivos e drivers são compatíveis com USB de alta performance 3.0, ele proporciona um desempenho significativamente melhor que o USB 2.0.
É também compatível com versões anteriores ao USB 2.0, de modo que um dispositivo e um cabo USB 3.0 são compatíveis com um computador apresentando somente portas USB 2.0. Ela é extremamente fácil de usar. Com o computador ligado ou desligado, simplesmente conecte o cabo ao dispositivo e ele deverá estar pronto para o uso em menos de 30 segundos (dependendo da velocidade do computador).

O cabo USB 3.0 tem duas extremidades: uma para conectar-se à unidade, e uma para conectar-se ao computador. A conexão na unidade não é a mesma que a USB 2.0, mas o conector no computador é compatível com o USB 2.0, mantendo seus próprios atributos específicos.
Às vezes, essas portas são encontradas tanto na parte dianteira quanto na parte traseira do computador. Geralmente, pode-se conectar normalmente em uma ou em outra, mas se ocorrer um problema, é melhor para conectá-lo à porta traseira .

O símbolo de USB geralmente está indicado ao lado das portas no computador.


FireWire 400 e 800

FireWire é uma conexão semelhante a USB, pois ela também é plug and play. Apenas conecte o dispositivo ao computador e ele geralmente estará pronto para ser usado dentro de 30 segundos. O FireWire é muito mais comum em computadores Mac do que em computadores Windows.

No momento, FireWire está disponível em duas velocidades: FireWire 400 e FireWire 800. O FireWire 400 (também conhecido como 1394a) geralmente oferece desempenho semelhante a USB. O FireWire 800 (1394b) é muito mais rápido, oferecendo desempenho semelhante a uma unidade interna Serial ATA, mas é menos comum do que FireWire 400 e está quase que exclusivamente disponível apenas para computadores Mac.

(Clique para expandir)
Imagem
Este é um gráfico dos dois tipos diferentes de cabos e portas FireWire.

(Clique para expandir)
Imagem
Este é um gráfico detalhado de uma porta FireWire 400 típica.


Observação: geralmente, quando uma unidade externa é conectada a um computador Windows via FireWire, a janela Reprodução Automática é aberta. Isso indica que tudo está funcionando corretamente. Quando uma unidade FireWire é conectada a um computador Mac, ela deve aparecer na área de trabalho desta maneira.


eSATA

eSATA (external Serial ATA) é uma interface de alto desempenho, mais comumente encontrada em computadores Windows, mas é bastante rara. 

Os produtos Seagate que possuem essa conexão são:  FreeAgent XTremeFreeAgent Pro (clássico) e a unidade Seagate eSATA.

(Clique para expandir)
Imagem
Este é um gráfico do cabo e da porta eSATA. Observe que o conector do cabo e a porta são semelhantes aos Serial ATA normais, mas não são intercompatíveis devido a pequenas diferenças físicas.


eSATA formatada

O eSATA formatado fornece alto desempenho, como eSATA, mas como a USB 2.0, também fornece energia elétrica para operar uma unidade sem precisar usar um cabo de energia exclusivo. Essa interface é ainda mais rara que a eSATA. Um dos tipos de cabos de atualização do FreeAgent GoFlex, compatível com o FreeAgent GoFlex e com o GoFlex Pro, utiliza a interface eSATA formatada.

Este é um gráfico do cabo de atualização.
 

Thunderbolt
User-added image
Com o adaptador Thunderbolt da Seagate para unidades Backup Plus e GoFlex, quaisquer unidades Backup Plus, Backup Plus para Mac, GoFlex, GoFlex Pro, GoFlex Slim, GoFlex Turbo, GoFlex para Mac, GoFlex Slim para Mac ou GoFlex Pro podem ser conectadas a uma porta Thunderbolt em um computador Apple ou Windows mais recente.
Para computadores com Windows, são necessários drivers adicionais para o adaptador Seagate Thunderbolt, bem como para a porta Thunderbolt na placa-mãe (disponível pelo fabricante do computador ou da placa-mãe).

Encontre mais informações sobre o Thunderbolt nos seguintes artigos de suporte da Apple:

Introducing Thunderbolt
Mac OSX 10.7 Ajuda – Sobre o Thunderbolt
Ajuda do Mac OSX 10.7 – Verifique a conexão do Thunderbolt
Ajuda do Mac OSX 10.6 – Verifique a conexão do Thunderbolt
Ajuda do Mac OSX 10.6 – Se o dispositivo do Thunderbolt não estiver funcionando


Unidades internas

Serial ATA (SATA)

Serial ATA é a conexão mais comum para unidades internas em computadores PC e Mac modernos (incluindo todos os G5). Pode haver várias portas SATA em uma placa-mãe ou placa de controlador. Um cabo conecta uma unidade de disco rígido a uma porta na placa-mãe (diferentemente da Parallel ATA).

(Clique para expandir)
Imagem
Esta é uma imagem do cabo vermelho SATA mais comum e do cabo preto SATA menos comum, e também uma imagem frontal do conector SATA. 

(Clique para expandir)
Imagem
Veja aqui um desenho da parte traseira de uma unidade de disco rígido SATA, com o cabo de dados e o cabo de alimentação conectados a ela.

Unidades SATA incluem um pequeno adaptador de alimentação que se conecta ao cabo de alimentação normal do PC ou Mac, de forma que poderá se conectar à unidade SATA.
(Clique para expandir)
Imagem
Esta é uma imagem desse adaptador de cabo de alimentação.


Imagem
Esta é uma ilustração detalhada do adaptador encaixado ao conector de alimentação na unidade SATA.


(Parallel) ATA

ATA é uma conexão comum para unidades internas em computadores PC e MAC desktop mais antigos (anteriores ao G5) e para dispositivos como unidades de CD e DVD em computadores PC e Mac mais modernos. Ela possui um conector de cerca de 5 cm de largura, com 40 pequenos pinos de ouro, que se encaixam nos 40 pequenos orifícios correspondentes no conector.
Pode haver de duas a quatro portas ATA em uma placa-mãe. Um cabo pode se conectar a dois dispositivos ao mesmo tempo. 

(Clique para expandir)
Imagem
Esta é uma imagem de um cabo ATA normal.

Conector azul - sempre conectado à placa-mãe.

Conector cinza (central) - é usado para dispositivos secundários no cabo.

Conector preto - é usado para a conexão de dispositivos principais.

Uma unidade de disco rígido ATA também terá diferentes configurações de jumper, dependendo de estar conectada como principal ou secundária. Consulte "Configurações de jumper para discos rígidos ATA da Seagate e da Maxtor" para obter mais informações.

Observe que cabos ATA mais antigos existem, mas uma unidade de disco rígido requer o cabo condutor 80, conforme mostrado aqui:

(Clique para expandir)
Imagem

(Clique para expandir)
Imagem
Por fim, esta é uma imagem do cabo ATA e do cabo de alimentação conectados à parte traseira de uma unidade ATA.

 Uma unidade ATA que é conectada ao mesmo cabo que uma unidade de CD ou DVD deve ser conectada à posição principal, como a unidade de CD ou DVD na posição secundária.


Unidades de rede

Ethernet

Ethernet possui o mesmo tipo de conexão usado pelo computador para se conectar a seu dispositivo de Internet (cabo, DSL modem etc). 

As unidades Seagate FreeAgent GoFlex Home, GoFlex Net, GoFlex TV, FreeAgent Theater +, BlackArmor NAS e Mirra e Maxtor Central Axis e Shared Storage usam essa conexão.

(Clique para expandir)
Imagem
Esta é uma imagem do cabo Ethernet.

(Clique para expandir)
Imagem
Este é um desenho da porta à qual o cabo é conectado.





Subscribe

Language


Was this article helpful?


We appreciate any feedback.



Loading...