Como instalar o Windows 7/Vista/XP/2000 em uma unidade SATA.



 

  1. Insira o CD/DVD do Windows 7 ou Vista na unidade de CD/DVD.
  2. Desligue o computador.
  3. Monte e conecte o disco rígido Serial ATA.
    Consulte ID da resposta: 201717 (Nota: Este guia em Flash não é bom para o Vista ou o 7) para obter um tutorial interativo em Flash que ilustra esta etapa.
  4. Ligue o computador.
  5. Selecione o idioma e a região e clique em Instalar o Vista.
  6. Quando solicitado, insira o controlador/drivers da placa-mãe Serial ATA, se necessário. Faça isso usando uma unidade USB, CD, DVD ou disquete.
  7. Quando os drivers forem carregados, prossiga com a instalação normal do Windows Vista.

 

Instalação básica do Windows XP/2000

Veja a seguir as instruções para realizar uma nova instalação do Windows XP/2000 em um disco rígido Serial ATA. Instalar o Windows XP/2000 em um disco rígido SATA em branco

  1. Insira o CD/DVD do Windows XP/2000 na unidade de CD/DVD.
  2. Desligue o computador.
  3. Monte e conecte o disco rígido Serial ATA.
    Consulte ID da resposta: 201717 para obter um tutorial interativo em Flash que ilustra esta etapa.
  4. Ligue o computador.
  5. Em algumas placas de controlador adicional SATA, será necessário pressionar a tecla F6 para instalar os drivers quando a tela de configuração do Windows for iniciada.

    Talvez você não tenha percebido a opção “F6” antes, pois ela é exibida na parte inferior da tela e fica visível apenas por alguns segundos durante uma instalação padrão. É possível que, durante o processo de configuração, tenha sido exibida uma tela informando que a configuração não conseguiu encontrar unidades instaladas no computador e que, por isso, não foi possível continuar. Algo bastante parecido com a tela de amostra abaixo:
    (Clique para ampliar)
    Image

  1. Para que seja possível pressionar o botão F6, é preciso reiniciar o processo de configuração e observar a parte inferior da tela após pressionar Enter na tela “Welcome to Setup” (Bem-vindo à configuração). Os arquivos serão carregados por alguns momentos. Em seguida, esta mensagem deverá ser exibida: “Press F6 if you need to install a 3rd party SCSI or RAID driver” (Pressione F6 caso precise instalar um driver SCSI ou RAID de terceiros). Essa mensagem ficará exibida na tela apenas por alguns segundos, portanto, pressione F6 assim que ela aparecer.
    (Clique para ampliar)
    Image
  2. Depois disso, outra mensagem será exibida e agirá como se nada estivesse acontecendo, mas eventualmente será exibida uma tela que permitirá a instalação dos drivers para o controlador SATA adicional. A tela é parecida com esta:
    (Clique para ampliar)
    Image
  3. Após pressionar S, o processo de instalação do driver continuará e serão necessários os disquetes. Outras instruções serão fornecidas após a conclusão do processo de instalação.
    (Clique para ampliar)
    Image
  4. Insira o disquete que contém os drivers para o controlador Serial ATA adicional.
  5. Quando os drivers tiverem sido carregados, prossiga com a instalação normal do Windows XP/2000.

 

Se a unidade não for detectada durante ou após o carregamento dos drivers da placa-mãe Serial ATA, solucione o problema em Solucionador de problemas da Serial ATA.

Outras observações:

Disquete de instalação do driver
Para que o disco rígido seja detectado em uma nova instalação, os drivers do controlador/placa-mãe SATA adicionais devem ser carregados no início da instalação.
Os drivers do controlador/placa-mãe estarão, provavelmente, no CD fornecido ou no site do fabricante. Basta carregar os drivers necessários no disquete e deixá-lo pronto.

Onde encontro drivers SATA?
Veja a seguir uma lista de fabricantes mais conhecidos do controlador SATA. 
http://support.seagate.com/kbimg/disclaimer_pt.gifTodos os fornecedores mencionados nesta mensagem são independentes da Seagate Technology; a Seagate não oferece garantia, implícita ou de outra forma, com relação ao desempenho ou confiabilidade dessas empresas ou produtos. Essas informações são fornecidas e somente para seu conhecimento. Para obter as especificações do produto e informações sobre garantia, entre em contato direto com o respectivo fornecedor.

Placas-mãe Serial ATA onboard

Controladores PCl Serial ATA

Mais informações
Algumas placas-mãe que incorporam conectores Serial ATA podem oferecer opções de ajuste no BIOS, e algumas oferecem ativação/desativação.  Normalmente, não deveria ser necessário fazer alterações no BIOS quando uma unidade está sendo instalada.  Se a unidade SATA não for reconhecida, poderá haver opções do BIOS para modos de compatibilidade com IDE que não requerem drivers SATA especiais.

Se você estiver substituindo a unidade de inicialização, talvez precise alterar a “ordem de inicialização” do BIOS no controlador Serial ATA (algumas vezes representado na ordem de inicialização como o número do modelo da unidade e outras vezes como SCSI). Se a placa-mãe tiver conectores Serial ATA onboard, durante a instalação da placa-mãe, você será solicitado a instalar os drivers para eles. Se você não os instalou durante a instalação da placa-mãe, deverá ser solicitado pelo sistema operacional a fornecer os drivers durante um processo “plug and play”. Recomendados uma visita ao site do fabricante do controlador Serial ATA para obter os drivers mais recentes.

Consulte também ID da resposta: 202291 sobre esse assunto.

http://support.seagate.com/kbimg/disclaimer_pt.gifREFERÊNCIA A TERCEIROS E A SITES DE TERCEIROS. A Seagate cita terceiros e produtos de terceiros apenas como um serviço informativo, não como patrocínio ou recomendação, implícita ou de outra forma, de qualquer uma das empresas listadas. A Seagate não oferece garantia, implícita ou de outra forma, com relação ao desempenho ou confiabilidade dessas empresas ou produtos. Cada empresa listada é independente da Seagate e não está sob controle da Seagate; portanto, a Seagate não assume e se isenta de qualquer responsabilidade sobre ações ou produtos das empresas listadas. Você deve fazer sua própria avaliação antes de negociar com qualquer empresa. Para obter as especificações do produto e informações sobre garantia, entre em contato direto com o respectivo fornecedor. Existem links neste documento que permitirão a conexão com sites de terceiros sobre os quais a Seagate não tem controle. Esses links são fornecidos somente para sua conveniência e o uso que faz deles é de sua responsabilidade. A Seagate não representa de forma alguma o conteúdo desses sites. A Seagate não patrocina nem assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo ou uso de tais sites.





Subscribe

Language


Did this article answer your question?


How could we make this article more helpful?