Instruções de instalação da unidade de estado sólido SAS

Instruções de instalação da unidade de estado sólido SAS





As unidades de estado sólido com interface Serial-Attached SCSI (SAS) foram projetadas para fácil instalação. Não é necessário instalar jumpers, terminadores ou qualquer outra configuração nessa unidade para garantir o funcionamento correto.
Com a interface SAS, cada SSD possui seu próprio cabo, que é conectado diretamente a um adaptador de host SAS (também chamado de controladora SAS). Além disso, dependendo da controladora SAS, um cabo para várias unidades (ou "replicador de porta") pode estar disponível e ser útil. De forma diferente do SCSI (paralelo), não há necessidade de definir uma ID, já que cada unidade é conectada diretamente à sua própria porta e a controladora atribuirá todas as IDs.

Você pode usar uma unidade SAS no mesmo sistema junto com unidades SCSI ou Serial ATA (SATA), desde que ambas as interfaces sejam aceitas pela placa-mãe, ou usando uma controladora. As unidades SATA também podem ser conectadas à mesma controladora que as unidades SAS, se a controladora tiver portas para isso (apesar de não ser possível conectar uma unidade SAS a uma controladora SATA).

Configuração do BIOS

A maioria dos computadores novos detecta automaticamente os dispositivos através do programa de configuração do sistema (CMOS ou BIOS). Quando o sistema é inicializado, o recurso de detecção automática poderá exibir na tela o número de modelo da unidade. Os números de modelo de unidades da Seagate começam com as letras "ST".

Alguns BIOS SAS possuem uma configuração de sistema que não consta no BIOS normal da placa-mãe. Se for esse o caso, a unidade SAS será exibida somente nessa mensagem do BIOS SAS. Consulte a documentação da placa-mãe ou da controladora SAS para obter assistência para entrar nas configurações do BIOS SAS.

Observação especial para usuários de controladoras RAID. Muitas controladoras SAS RAID exigem que uma unidade seja atribuída a um array antes de permitir que o sistema operacional enxergue a unidade. Consulte a documentação da controladora SAS para saber como atribuir a unidade a um array.

Outras dicas

Confirme se os canais de SAS estão ativados. A maioria dos utilitários de configuração de placa-mãe permitem que os usuários desativem as portas SAS. Se a controladora não detectar a unidade, verifique se todas as portas SAS estão ativadas.

Precauções de manuseio/proteção contra descarga eletrostática

  • As SSDs são frágeis. Não deixe a unidade cair nem bater. Segure a unidade somente pelas laterais.
  • Os componentes eletrônicos da unidade são sensíveis à eletricidade estática. Mantenha a unidade na embalagem antiestática até estar pronto para instalá-la. Use uma pulseira e um cabo aterrados. Descarregue a estática de todos os itens próximos ou que estarão em contato com a unidade. Nunca use um ohmímetro em placas de circuito.
  • Tenha cuidado ao solucionar problemas em uma unidade que esteja energizada.
  • Não desmonte a unidade; isso invalidará a garantia.
  • Devolva a unidade inteira para o serviço de substituição na garantia, se alguma peça apresentar defeito.
  • Não faça pressão nem coloque etiquetas na placa de circuitos ou na parte de cima da unidade.

Instruções de instalação

  1. Montagem da unidade na portadora ou bandeja do sistema host

    A maioria dos sistemas SAS host oferece um modo de inserir a unidade usando uma portadora ou bandeja, com a qual é possível conectar a unidade diretamente ao sistema ligado (hot plug).

    Monte a unidade na portadora ou bandeja fornecida pelo sistema host usando quatro parafusos 6-32 UNC. Não aperte nem force os parafusos excessivamente. A unidade pode ser montada em qualquer direção.

    As unidades SAS foram projetadas para serem conectadas sem cabos de E/S ou de alimentação, mas você também pode conectar a unidade usando cabos de alta qualidade que tenham um comprimento máximo de 4 metros de cabo de E/S.
  2. Inserção da unidade

    Deslize a portadora ou bandeja no compartimento apropriado no sistema host. Dessa forma, a unidade será inserida diretamente no conector SAS do sistema. O conector SAS geralmente fica localizado em um painel SAS traseiro.




    a Não há jumpers ou terminadores na unidade. A alimentação é fornecida pelo conector SAS.
  3. Formatação da unidade

    A unidade foi formatada em baixo nível na fábrica. Não é necessário fazer outra formatação de baixo nível na unidade, a menos que você decida executar determinadas tarefas de diagnóstico pela controladora. Se decidir fazer uma formatação de baixo nível, não cancele a formatação, pois isso provavelmente tornará a unidade inoperável.

    Proteja a unidade contra falhas elétricas ou outras interrupções de energia durante a formatação.

    Você também pode usar o Seatools para DOS da Seagate para fazer uma limpeza completa do disco (zero fill), embora essa ferramenta possa apresentar problemas com unidades que estejam conectadas com configuração RAID.

    a Formatar uma unidade faz com que todos os dados do usuário sejam apagados. Tenha isso em mente antes de formatar qualquer disco rígido. Não é necessário formatar uma unidade que tenha sido usada anteriormente para armazenar dados, a menos que a sua intenção seja apagar todos os dados do usuário. A Seagate não se responsabiliza pela perda de dados do usuário.

Sistemas operacionais

As SSDs foram projetadas para funcionar com uma variedade de sistemas operacionais. Consulte o manual do seu sistema ou adaptador de host SAS (controladora) para obter informações sobre como formatar e configurar a unidade para utilização especificamente com o seu sistema operacional.

Conexão hot plug da unidade

Essa unidade inclui recursos de hot plug, possibilitando que ela seja inserida e removida sem precisar desligar o sistema host.

Opções de inicialização da unidade

A maioria dos sistemas que hospedam apenas algumas unidades possibilita que todas as unidades sejam inicializadas imediatamente quando energia é aplicada a elas. Os sistemas com mais unidades podem ser configuradas para iniciar as unidades em momentos diferentes para não sobrecarregar os recursos da fonte de alimentação do sistema host.

Se quiser alterar a opção de inicialização da unidade, consulte a documentação fornecida com o adaptador de host SAS ou com o sistema host.

Solução de problemas

Problema: o computador parece não reconhecer a unidade.

  1. Verifique se a unidade está ativada no utilitário de configuração do adaptador de host SAS.
  2. Se estiver, a controladora deverá detectá-lo, portanto, certifique-se de que tenha carregado os drivers da controladora SAS corretamente. Consulte a documentação da placa controladora para orientação sobre como confirmar que os drivers da controladora foram carregados de forma correta.

    Geralmente, se você estiver tentando instalar um sistema operacional na unidade, deverá inicializar primeiro com o CD de instalação do sistema operacional e pressionar a tecla F6 quando solicitado (o prompt provavelmente aparecerá repentinamente e ficará na tela por apenas alguns segundos).

    Para instalar o Windows 8/7/Vista, basta clicar em Load Driver (Carregar driver) quando for dada a oportunidade. Pressionar a tecla F6, como descrito anteriormente, pode ou não ser necessário.

    Depois disso, na instalação do Windows 2000 ou XP, o sistema exibirá outras mensagens e você terá a impressão de que nada está acontecendo, mas, em um determinado momento, uma tela será exibida, permitindo a instalação dos drivers do HBA ou da controladora.




Subscribe

Language


Was this article helpful?


We appreciate any feedback.



Loading...